Michelin Connected Fleet lança soluções de mobilidade na Fenatran 2024
Caminhões a biogás e elétricos da Marquise Ambiental são destaque na Fenatran
Empresa apresenta tecnologia inovadora para coleta sustentável com veículos movidos a biogás e eletricidade.
A Marquise Ambiental, especializada em soluções para a gestão de resíduos sólidos e serviços ambientais, destaca-se no 24º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran) com modelos de caminhões coletores movidos a biogás e energia elétrica, atualmente em fase experimental nas operações de coleta.
Com mais de 40 anos de atuação, a Marquise Ambiental opera uma frota de mais de 1.000 veículos e está presente em vários estados brasileiros. Além de atuar na coleta e gestão de resíduos, a empresa é reconhecida pela construção e operação de aterros sanitários e pelo desenvolvimento de soluções para o tratamento e transformação de resíduos.
Pioneira na produção de biometano, a empresa conta com a maior Planta de Biometano do Norte e Nordeste, localizada em Fortaleza, CE. A Marquise utiliza biometano como combustível para veículos de coleta em Fortaleza e Osasco, e segue investindo em tecnologias para mudar as matrizes energéticas, aumentando a eficiência e a sustentabilidade das operações.
“Nosso objetivo é desenvolver um ciclo completo, onde coletamos o resíduo, geramos biometano e abastecemos nossa frota com combustível renovável, criando valor para a cadeia de resíduos sólidos”, afirma Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental.
Além dos veículos a biogás, a empresa apresenta na Fenatran um caminhão coletor elétrico em fase de testes, com previsão de introduzir um modelo semi-pesado de 18 toneladas em 2025. “A ideia é oferecer alternativas tecnológicas para a coleta de resíduos, com foco em eficiência e sustentabilidade”, diz Pablo Mota, gerente nacional de manutenção da Marquise Ambiental.
Foto: Divulgação